Cecília Dequech

Cecília Alvim Dequech é natural de Ouro Preto, Minas Gerais, onde iniciou seus contatos com as artes plásticas.

 

Participou dos Festivais de Inverno de Ouro Preto onde ganhou prêmio de 1o. Lugar na categoria Desenho. Foi aluna de Jarbas Juarez, Álvaro Apocalipse, José Alberto Nemer e Jair Silva entre outros artistas mineiros.

 

Na FAOP (Fundação de Arte de Ouro Preto) iniciou seu contato com a técnica óleo sobre tela. Este contato foi interrompido no momento em que se casou, dedicou-se aos filhos e exerceu sua profissão de química na Cia. Vale do Rio Doce, hoje Vale.

 

Voltou-se novamente às artes plásticas em São Paulo, como ceramista, participando de cursos com Laíde Sarti, Frieda Dourian, Márcio Teixeira, Célia Cymbalista e Máyy Koffler entre outros. Neste período participou de várias exposições além de traduzir para o português o Dicionário Multilingue de Termos Cerâmicos – Robert Wilt e do livro Substituição de materiais Cerâmicos Complexos – Èdouard Bastarache. Mantém um site referente a este período : www.ceciliadequech.com.br

 

No Instituto Tomie Ohtake participou de cursos com Marina Saleme ( Pintura e seu Processo Criativo) e Inaê Coutinho (Olhar Fotográfico).

 

A partir de 2006 reiniciou trabalhos em óleo sobre tela participando de vários cursos e se fixando com o pintor e artista plástico Luiz Sôlha, encontrando assim, seu conceito para a progressão de um trabalho poético e contemporâneo, em que a pintura registra seu olhar sobre o mundo encontrando as formas de representá-lo tecnicamente e ludicamente a óleo sobre tela.

 

Hoje mantém um atelier na Vila Madalena, onde continua desenvolvendo seu trabalho junto com Luiz Sôlha , em Pinheiros, na Rua Simão Alvares, 784, casa 4, São Paulo, CEP 05417-020.